Notícias /

Sesab amplia oferta de serviços de alta complexidade em Vitória da Conquista

22/08/2014 16:48

A população de Vitória da Conquista e região passa a contar a partir de hoje (22) de serviços de alta complexidade em Cardiologia e Neurocirurgia. Para isto, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, assinou esta tarde contrato com o Hospital IBR, no valor de R$ 10,2 milhões, para que a referida unidade hospitalar atenda à população que necessita desses cuidados especiais, evitando assim que os pacientes, que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), sejam remanejados para Salvador ou outra cidade.

De acordo com o secretário Washington Couto, este contrato permite a ampliação em mais de 70% da oferta de procedimentos cardiovasulares de alta complexidade, incluindo um novo serviço de eletrofisiologia. “Estes são serviços essenciais para a população. Desta forma, a região estará coberta com atendimentos de alta complexidade, uma vez que serão ofertados procedimentos como cateterismo, cirurgias da coluna vertebral, TRM (trauma raqui medular), entre outros”, disse Couto, esclarecendo ainda que a porta de entrada para a realização desses procedimentos será o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

O Hospital IBR é uma instituição reconhecida na área de cardiologia, com mais de 28 anos de experiência no atendimento a alta complexidade. Por ano, o contrato contemplará a realização de 13.060 consultas e procedimentos de média complexidade e 280 consultas especializadas e procedimentos de alta complexidade.

Também foram contratualizados leitos para cardiologia (17), neurocirurgia (6), neurologia (5), UTI adulto tipo II (5) e atendimento a urgência tipo II AVCI (10).

O secretário explicou ainda que os investimentos da Sesab, nos últimos meses, têm ampliado de forma considerável a oferta de leitos na região. Foram contratados 25 leitos na Casa de Saúde São Geraldo (Vitória da Conquista), 10 leitos no Hospital Cristo Rei (Itapetinga) e 10 leitos em Poções.

Ascom/Sesab
/hospital/hgvc IBR