Notícias /

Educação continuada é tema do I Fórum de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

26/08/2014 15:08

Com foco na educação continuada foi aberto na noite desta terça-feira, 26 de agosto, o I Fórum Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que acontece em paralelo à II Mostra Científica do SUS Bahia; Educando para a Saúde, no Fiesta Convention, em Salvador.

O evento de caráter multidisciplinar é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh), ocorre entre os dias 26, 27 e 28 de agosto e tem o objetivo de promover debates sobre gestão, humanização do trabalhador e a educação na saúde, visando fortalecer a Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES) e divulgar a produção científica da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS).

Para o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, o fórum se apresenta como um retrato de todo um processo executado nos últimos sete anos para a gestão da saúde no Estado. “Estamos aqui para consolidar uma forma de trabalhar, democraticamente. O que temos aqui hoje demonstra o comprometimento com a excelência no atendimento e sinaliza como devem ser as próximas ações em saúde pública na Bahia”, pontuou Couto.

Eixos temáticos

Nos três dias de fórum são esperados mais de 1.500 participantes, entre trabalhadores, gestores, estudantes, residentes, integrantes de movimentos sociais, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – na Bahia, para participação nas atividades em diversos eixos temáticos, como: Acesso à Informação Científica em Saúde; Integração Trabalho-Educação como Contribuição para a Reorientação da Formação Profissional em Saúde; o IV Encontro do HumanizaSus, lançamento do livro “Estratégias da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – experiências da Bahia”; dentre outros.

“A programação contempla todo o legado de trabalho e educação acumulados nos últimos sete anos para a consolidação do Sistema Único de Saúde na Bahia”, afirmou o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.

O reitor da UESB – Universidade Estadual do Sul da Bahia, Naomar Almeida apresentou a conferência: “Produção do Conhecimento sob a ótica da Formação e do Trabalho em Saúde” e a mesa redonda: “O Dimensionamento como Alternativa para Enfrentamento da Desigualdade de Recursos Humanos na Saúde”, tendo como facilitador, o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mário Dal Poz (IMS/UERJ).

Participaram ainda da mesa de abertura do fórum, Washington Abreu, Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), Fabiano Ribeiro (COSEMS), Maridete Cunha (DITEC), Marcele Paim (EESP), Bruno Guimarães de Almeida (DGTES), Maria José Camarão (EFTS), Ana Neuza (DARH), Lúcia Castellucci (COPAD), Regina Célia Cardoso, Representante dos Trabalhadores da Saúde – Técnica da 16 º DIRES Jacobina e Lilian Marinho, Representante dos Usuários da Saúde – Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

A.S. DRT 3509-Ba
/superh/fórum