Notícias /

HEC comemora quatro anos de atendimento prestado à população baiana

26/08/2014 18:09

Nesta terça-feira (26), o Hospital Estadual da Criança (HEC) completa quatro anos de atendimento prestado à população da Bahia. Inaugurado em 26 de agosto de 2010, pelo Governo do Estado, o hospital tem construído uma história de relevante importância para a saúde baiana.

Primeiro hospital da região a prestar atendimento através do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), ou seja, através de um sistema de triagem hospitalar criado pelo Ministério da Saúde que classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde, o HEC tem cumprido um papel fundamental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da região e atendido às regras da regulação.

O hospital oferece à população atendimentos de Urgência e Emergência, Cirurgia, Atendimento Ambulatorial e Unidade de Apoio ao Diagnóstico e Terapia, voltados para especialidades pediátricas de média e alta complexidade. Destaca-se também por ser um hospital-escola, oferecendo residência nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Medicina – nesta, focando em pediatria e cirurgia pediátrica.

Durante o último ano, na gestão do IMIP, o hospital realizou mais de cem mil exames, 29.157 consultas médicas em Atenção Especializada, cerca de 16.500 atendimentos em Urgência e Emergência e com observação de 24 horas, e 2.778 cirurgias em pacientes de todo o estado da Bahia, sempre garantindo acesso com qualidade às pessoas que procuram seus serviços.

Dentre os serviços oferecidos pela unidade está o Programa de Internação Domiciliar, que dá continuidade à prestação da assistência aos pacientes que recebem alta hospitalar. Além disso, o HEC dispõe de assistência multiprofissional composta por uma equipe de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos. Vale ressaltar que, há cerca de um ano, o Hospital Estadual da Criança implantou, em sua unidade, o Centro de Oncologia. O setor é composto por 13 leitos para internação, ambulatório e quimioteca, e conta com a parceria e assistência do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC).

“O HEC é uma grande conquista para o Estado da Bahia. A existência da unidade pediátrica em Feira de Santana beneficia milhares de crianças que dispõem de um local especializado para o tratamento delas. Parabenizo o HEC pelos quatro anos de serviços prestados à população e todos os profissionais que compõem a equipe do hospital”, afirma Scheila Velloso de Barros, superintendente do HEC/IMIP.

Comemoração

Durante a manhã de hoje (26), foi realizada uma Missa em Ação de Graças na unidade hospitalar, celebrada pelo Arcebispo Dom Itamar Vian. Depois, os funcionários e pacientes com seus familiares confraternizaram com um lanche.

P.M. DRT-BA 3784
Hospital da Criança/aniversário