Notícias /

HS recebe nesta semana visita de recertificação do título de Acreditado

26/08/2014 13:23

O Hospital do Subúrbio (HS) recebe nesta semana, de 27 a 29 de agosto (quarta a sexta-feira), a visita do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para a recertificação do título de Acreditado, conferido à instituição em 2012, no Nível 1. Primeiro hospital público com certificado de Acreditação no Estado da Bahia, o HS agora poderá receber o Nível 2 da Acreditação. A avaliação será realizada por uma equipe do IQG – avaliador independente credenciado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

De acordo com a ONA, em cada nível da certificação, são avaliados procedimentos, recomendações e exigências que devem ser atendidas pela unidade de saúde. O Nível 1 consiste na existência de processos que procuram garantir a segurança do paciente. Já o Nível 2, o de gestão integrada, envolve o acompanhamento das barreiras de segurança definidas, dos principais processos desenhados e dos protocolos implantados. “Deve existir uma análise crítica dos controles de processo e análise de resultados, assim como de processos e de protocolos assistenciais, com o estabelecimento de planos de ação e de melhorias. Neste nível a interação entre os setores deve ser evidenciada”, detalha Maria Carolina Moreno, diretora de Relações Institucionais da ONA.

O terceiro estágio obtido na acreditação é o Nível 3, o de Excelência em gestão. “Isso ocorre quando a instituição já incorporou o acompanhamento e a análise crítica de processos e resultados assistenciais e os ciclos de melhoria acontecem de forma sistemática. As informações são utilizadas para as tomadas de decisão e as diversas áreas trabalham alinhadas ao planejamento estratégico da instituição”, resume. Os padrões estabelecidos para os três níveis são de complexidade crescente e correlacionados, de modo que, para se alcançar um nível de qualidade superior, os níveis anteriores devem ser totalmente atendidos.

A conquista do título de Acreditado no Nível 1, como explica Lícia Cavalcanti, diretora geral do Hospital do Subúrbio, foi obtida a partir do empenho e intenso trabalho de toda a equipe. “A nossa gestão é integrada e comprometida. Diante do trabalho que realizamos, temos potencial para conquistar o Nível 2. O grande beneficiado com este certificado é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que pode contar com um serviço de qualidade, devidamente capacitado para atendê-lo da melhor forma”, afirma.

Fonte: Ascom HS
/hs/recertificação