Notícias /

Semana Hemóvel: ônibus atende população na UFBA, CAPEMI e Salvador Shooping

27/08/2014 17:34

Doando uma única bolsa de sangue, você pode salvar muitas vidas. Mas nem sempre o cidadão que quer doar, dispõe de tempo e mobilidade para ir até um hemocentro. Pensando nisso a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia criou o Hemóvel, ônibus itinerante especialmente adaptado para a coleta de sangue e cadastro de medula óssea.

E nessa semana o Hemóvel estará atendendo a população no campus da Faculdade de Medicina da UFBA, campus do Vale do Canela, no dia 26 de agosto (terça-feira). A ação é promovida pela coordenação pedagógica com apoio da diretoria e alunos.

No dia 27 de agosto (quarta-feira) o ônibus chega ao WEB Hotel, em uma promoção conjunta com o Shopping Capemi, Caixa Econômica Federal e vários segmentos do entorno.

E nos dias 28 e 29 de agosto (quinta e sexta) o Hemóvel retorna ao Shopping Salvador, no estacionamento da entrada principal, térreo. O horário de funcionamento é das 8 às 17h, sempre de terça a sexta-feira.

Critérios de doação

A doação, na verdade, é algo simples e rápido. É preciso, apenas, cumprir os seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 17 anos, o doador precisa do consentimento formal de seu responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos antes da doação) e ter dormido pelo menos por 6 horas nas 24 horas antes da doação; também deve-se evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação.

Fonte: Hemoba
/hemoba/população