Notícias /

Novos moradores do SRT são bem recebidos pela equipe de Coração de Maria

04/09/2014 14:04

Na última semana de agosto (28), foi inaugurado, no município de Coração de Maria, o Serviço Residencial Terapêutico/SRT para seis ex-moradores do Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR). Desta forma, a gestão municipal demonstrou responsabilidade no processo de desinstitucionalização e comprometimento com a Reforma Psiquiátrica no Estado da Bahia.

A implantação dos SRT, dispositivos indenizatórios da Rede de Atenção Psicossocial/RAPS para pessoas que sofreram rupturas dos seus vínculos familiares e sociais, devido às longas internações em Hospitais Psiquiátricos e Hospitais de Custódia e Tratamento, hoje se constitui como cerne da Reforma Psiquiátrica. Neste sentido, os gestores da área de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), reconhecem a contribuição que o município de Coração de Maria vem oferecendo à luta antimanicomial e ao SUS.

Na inauguração, os gestores e profissionais do CAPS estavam à espera dos ex-moradores do HELR com a disponibilidade necessária ao cuidado em saúde mental, aguardando-os com um almoço e acolhimento para o primeiro dia no SRT. O trabalho de reabilitação psicossocial continua e será amplamente conquistado através da liberdade e no cotidiano dos novos moradores.

Fonte: Saúde Mental
/saúde mental/novos moradores