Notícias /

Bases Comunitárias de Segurança encaminham mulheres para realização de mamografias

12/09/2014 16:23

A Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS), do Pacto Pela Vida (PPV), por meio das Bases de Segurança Comunitária (BCS), está encaminhando mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para realização de mamografias, tendo em vista o rastreamento do câncer de mama. Os exames estão sendo realizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), durante a semana e nos finais de semana, das 7h às 18h, em ônibus equipado com mamógrafo, localizado na Vila Militar do Dendezeiros. A previsão é que sejam realizados 5.600 exames, e os casos em que forem necessários maiores detalhamentos, serão realizados ainda ultrassonografia e biópsia. A ação de encaminhamento e realização das mamografias segue até o dia 30 de setembro.

A ação conjunta faz parte da mobilização do Governo do Estado para o Outubro Rosa, mês escolhido para sensibilização e mobilização social contra o câncer de mama. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Cezar Lisboa, “no mês de outubro, além das mamografias em outras áreas da cidade de Salvador para mulheres entre 40 e 69 anos, serão realizadas atividades de conscientização nas áreas das BCS”.

Outubro Rosa – O Outubro Rosa é um movimento popular que começou nos Estados Unidos na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Fonte: Ascom/Sedes
Saúde em Movimento/mamasedes