Inauguração de Unidades Básicas de Saúde em Cardeal da Silva e Esplanada

16/09/2014 21:35

Cerca de seis mil pessoas serão beneficiadas com as unidades básicas de saúde inauguradas na última segunda-feira, 15, nos municípios de Cardeal da Silva e Esplanada. E os moradores da região tiveram mais um motivo para comemorar, pois o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto aproveitou a oportunidade para anunciar que transformará a Santa Casa de Misericórdia de Esplanada em referência para a população local e municípios vizinhos.

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), ressaltou que “estas ações estão permitindo levar saúde a todos os municípios da federação e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Ela acrescentou que a cidade passa a contar com quatro PSF e, em breve será inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ela explicou que nessas unidades os moradores têm acesso a atendimentos como consultas de clinica médica, de acompanhamento e crescimento da criança, de ginecologia, de hiperdia (hipertensos e diabéticos), pré-natal, exames de preventivo, planejamento familiar com entrega de métodos contraceptivos, realização do teste do pezinho, curativos e administração de vacinas.

Valdete dos Santos, 75 anos, moradora de Cardeal da Silva, cidade a 153 km de Salvador, elogiou a iniciativa de pulverizar a saúde com estas unidades de atenção básica. “Estou muito alegre com o atendimento aqui na nossa cidade, antes era tudo em Salvador. Eu e meu marido somos diabéticos e fazemos o acompanhamento aqui mesmo. Até nossa operação de catarata foi realizada aqui”. A moradora se referiu ao programa Saúde em Movimento que esteve na cidade entre julho e agosto e fez cerca de 2400 atendimentos (oftalmológicos e odontológicos).

Estrutura do PSF

Com investimentos acima de R$100 mil, o posto teve sua área de 147,76 m², dividida em recepção, três consultórios (médico, enfermagem e odontológico), salas de curativo, de procedimentos, de vacina, esterilização, farmácia, copa, almoxarifado, banheiros (feminino, masculino, para portador de necessidades especiais e para funcionários) e ainda departamento de material de limpeza. A equipe de saúde é composta por enfermeiro, pediatra, clínico geral, psiquiatra, ginecologia, USG, técnico em enfermagem e administrativo.

Inauguração do PSF de Esplanada e reunião na Santa Casa de Misericórdia

Além de inaugurar o PSF de Esplanada, o secretário Washington Couto firmou compromisso em transformar a Santa Casa de Misericórdia de Esplanada em uma referência de saúde naquela região, que atualmente não conta com serviços básicos, como realização de partos.

Para isso, Couto visitou a unidade e se reuniu com o prefeito da cidade, Rodrigo Lima, a presidente da UPB, Maria Quitéria, representantes da Santa Casa e lideres políticos para discutir a viabilização desta iniciativa que irá beneficiar vários municípios.

O secretário explicou que o primeiro passo dessa parceria que envolve estado, municípios e provedores da Santa Casa, será a instalação de um centro de partos. Em seguida, aumentar o número de cirurgias, que atualmente são apenas 69 por mês. Na sequência será reativar a urgência e emergência do hospital.

Para o prefeito, a iniciativa “chega em boa hora, pois hoje ficamos com nossos pacientes em uma ambulância, sem sabermos para onde levá-los, pois o Dantas Bião (hospital de Alagoinhas) não tem condições de atender a grande demanda dessa região”.

O prefeito destacou que o município conta com nove unidades básicas de saúde, que estão passando por reformas, ou sendo construídas, pois algumas não tinham sede própria. “Esta unidade mesmo funcionava em um local alugado e hoje estamos entregando uma sede própria aos moradores do centro”. O investimento no PSF foi em torno de R$200 mil, repassados pelo Ministério da Saúde.
S.C DRT 3135-Ba