Notícias /

Febre Chikungunya na Bahia

19/09/2014 14:46

Com a finalidade de prestar mais esclarecimentos técnicos à população e aos profissionais de comunicação sobre a febre Chikungunya, a Sesab convoca coletiva de imprensa, nesta sexta – feira (19/09), às 10h30m, na sala de reunião do gabinete, localizada no 3º andar no prédio da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Estarão presentes o secretario da Saúde do Estado, Washington Couto, e a superintendente da Suvisa (Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde), Alcina andrade.

Recentemente, em nota divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) foram confirmados dois casos de febre Chikungunya no município de Oiapoque, no Amapá. As duas pessoas infectadas não possuíam registro de viagem internacional para países onde ocorre transmissão da doença, desta forma caracterizando transmissão autóctone.

Após o alerta do Ministério da Saúde, todos os casos suspeitos passaram a ser investigados e amostras dos pacientes encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência para doenças tropicais. Os primeiros resultados das amostras chegam a Salvador na manhã de hoje, sexta-feira.

Assim como a dengue, a Chikungunya é uma doença viral transmitida por um mosquito do gênero Aedes. O inseto é comum na África, porém muitos casos da doença também foram constatados na Ásia e na Europa. Os mosquitos Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus são os

principais vetores.

Ascom/Sesab
71 3115-4207