Notícias /

HGPV implanta Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde

19/09/2014 18:05

A direção do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) oficializou, através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, esta semana, a criação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS).

De acordo com o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, o NATS do HGPV terá as atribuições de inserção da unidade na Rede Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), capacitar profissionais, produzir pesquisas, revisar diretrizes clínicas do hospital e incentivar a execução de atividades de ensino e pesquisa voltados para avaliação de tecnologias em saúde, entre outras.

O HGPV encaminhou esta semana quatro profissionais para participar, em Salvador, do primeiro módulo do Curso de Capacitação em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), com carga horária de 64 horas, que será concluído no mês de outubro e está sendo promovido pelo Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). “Isto colocará o Prado Valadares como o primeiro hospital geral da Bahia a implantar o NATS”, frisa Vasconcelos.

As diretrizes para o trabalho são: utilização de evidências científicas para subsidiar a gestão por meio da Avaliação de Tecnologias em Saúde; aprimoramento do processo de incorporação de tecnologias; racionalização da utilização de tecnologias; apoio ao fortalecimento do ensino e da pesquisa em gestão de tecnologias em saúde; fortalecimento das estruturas governamentais, e articulação político-institucional e intersetorial.

Fonte: HGPV
Prado Valadares/tecnologias