Notícias /

Dia do Adolescente é comemorado no Iperba com programação especial

26/09/2014 19:25

Em comemoração ao Dia do Adolescente, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), desenvolveu ontem (25), na unidade, um encontro com atividades voltadas para este público. O hospital, que é referência para atendimento ao adolescente, recebeu pacientes do ambulatório e internadas na maternidade. Uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista conduziu a programação: dinâmica de grupo, exibição de filme, debate, coffee break e distribuição de brindes.

Ainda em comemoração ao Dia do Adolescente, a equipe multiprofissional do Iperba participou de uma oficina organizada pelo município, na Escola Bahiana de Medicina, destinada a estudantes de escola pública. Nas duas oportunidades, foi possível promover um espaço de reflexão e debate sobre questões que envolvem a adolescência, especialmente a gravidez nesta faixa etária, além de mantê-los informados sobre a sexualidade e reprodução humana.

Na Maternidade do Iperba existe um serviço destinado às adolescentes, que funciona desde dezembro de 2009, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O projeto surgiu em decorrência do reconhecimento de que a gravidez na adolescência é um fenômeno de grande incidência, que está relacionado a múltiplos fatores, e que necessita de uma atenção especializada, devido às especificidades que permeiam este período do ciclo vital. As adolescentes têm acesso ao Programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo e ao Pré-Natal, contando com equipe multidisciplinar composta por profissionais de medicina, enfermagem, psicologia, serviço social e nutrição. Em cada um dos programas são realizadas sessões educativas em grupo e atendimentos individuais.

Ascom do Iperba
Iperba/adolescente