Notícias /

UPA 24h do Cabula e novo ambulatório do Hospital Roberto Santos são entregues à população

30/09/2014 18:33

Com capacidade para atender 11 mil pacientes por mês, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), criada para concentrar os atendimentos de urgência e emergência e funcionar como porta de entrada do Roberto Santos, que poderá focar no atendimento de média e alta complexidade e o Ambulatório de Especialidades, construído em prédio anexo ao HGRS, com capacidade de realizar 30 mil consultas de multiespecialidades, 4 mil exames e pequenos procedimentos por mês. As novas unidades representam um investimento total de R$ 22,2 milhões.

Nas instalações novo ambulatório, batizado de José Caires Meira, em homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), também estão instalados a parte administrativa, o setor de ensino e pesquisa, com biblioteca, laboratório, auditório, além de dormitório para residentes.

Participaram da cerimônia de inauguração, o governador Jaques Wagner, o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, representantes do setor, além de médicos e funcionários do hospital. Durante o evento, o governador visitou as instalações e afirmou que os novos prédios são resultado de um esforço do governo para a ampliação do atendimento à saúde no estado.

“Espero que possamos acolher melhor a nossa população. Saúde sempre é um gargalo, porque a população cresce e, graças a Deus, vive mais tempo. Você tem então uma procura maior por atendimento. E estamos fazendo essa ampliação, justamente para fazer frente a esse aumento de demanda”, explicou o governador.

Jaques Wagner ressaltou ainda que com a transferência de serviços para o prédio anexo, foi disponibilizada uma área de 2.400m² para a expansão dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGRS.

Com 1.424 m2 de área construída, a UPA 24H conta com Acolhimento Com Classificação de Risco e tem a expectativa de atender até 350 pessoas por dia nos seis consultórios médicos, 26 novos leitos, além das salas específicas para raio-x, aplicação de medicamentos e laboratório de análises clínicas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, a Unidade de Pronto Atendimento não vai apenas ampliar o atendimento do Roberto Santos. “Nessa unidade, as pessoas poderão ser atendidas com mais rapidez e de maneira mais eficaz, recebendo os primeiros cuidados e sendo encaminhados para as instituições mais indicadas para cada caso. Isso diminui também as filas nos hospitais, que vão se concentrar em casos de maior gravidade também com mais eficiência”.

Ambulatório de Especialidades no novo anexo

A nova unidade recebeu cerca de R$15,2 milhões de investimentos para a construção de cinco pavimentos que fazem parte do projeto de reforma e ampliação do HGRS para atender cada vez mais baianos. O novo anexo do HGRS, maior ambulatório de multiespecialidades do Estado, com consultas em angiologia, bucomaxilofacial, clínica médica, cardiologia, nefrologia, psicologia, dentre outras especialidades.

O anexo é composto por cinco pavimentos, sendo dois de garagem (142 vagas), localizados no subsolo; pavimento térreo, que abriga o novo Ambulatório de Especialidades, o primeiro pavimento será destinado à área administrativa, e o terceiro pavimento, às atividades de Ensino e Pesquisa. Cada pavimento tem 1.970,7 m2 de área construída, totalizando 9.853,5 m2 de área total construída. A edificação é dotada de um sistema eficiente e econômico de iluminação e climatização.

O ambulatório conta com o modelo de atendimento ao cidadão do SAC, que utiliza gerenciamento eletrônico de filas, com emissão de senhas e triagem de documentos, provendo maior controle e celeridade à prestação dos serviços públicos e qualidade do atendimento.  O setor de espera do HGRS conta com recepção climatizada e ambiente moderno. O modelo de atendimento SAC, implantado em órgãos públicos do Estado pela Secretaria da Administração (Saeb), segue os padrões de qualidade de atendimento dos postos SAC.

HGRS

Atualmente, o hospital já conta com 640 leitos de internação para diversas especialidades, como neurocirurgia, nefrologia, traumatismo raquimedular, traumato-ortopedia, AIDS, gestação de alto risco e gastroenterologia. Além destes, a unidade possui 59 leitos de UTI, sendo 22 adultos, 12 pediátricos e 25 neonatal.

O Roberto Santos é procurado por moradores de todo o estado, uma vez que é referência em procedimentos de alta complexidade e o segundo maior hospital de emergência da Bahia.

Ascom Sesab
/upa_roberto santos/inauguração

Notícias relacionadas