Notícias /

“Outubro Rosa” será lançado hoje, no Parque Costa Azul

01/10/2014 18:24

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) participará, mais uma vez, estará participando da programação do “Outubro Rosa”. Esse ano, a Sesab disponibilizará três unidades móveis para a realização gratuita de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos, durante todo o mês. A ação, uma parceria com a Clínica Delfin Imagem, terá lançamento oficial hoje (dia 1º), a partir de 18 horas, no Parque Costa Azul, com a participação especial da Banda Didá. A programação terá ainda oficina de turbantes, palestra sobre mastologia e aula de autoexame.

O atendimento iniciado no próximo dia 8, e será realizado em períodos alternados, na sede da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no bairro do Cabula; no Hospital São Rafael, em São Marcos; no Lar Harmonia, no Bairro da Paz; na Mansão do Caminho, no Pau Miúdo, e no Campus da Universidade Federal da Bahia.

Para ser atendida, a mulher deve levar um documento oficial com foto, cartão do SUS (originais e xérox) e comprovante de residência. A meta é beneficiar 7.500 mulheres na faixa etária de 40 e 69 anos, oferecendo a mamografia e exames complementares para conclusão do diagnóstico.

A Sesab iniciou o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante na Ação “Outubro Rosa” de 2011. A iniciativa já contemplou mais de 180 mil mulheres no estado e já percorreu mais de 280 municípios.

O principal objetivo neste momento é mobilizar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, uma das causas mais frequentes da morte em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados para a Bahia 2.560 novos casos de câncer de mama, dos quais 980 ocorrerão em Salvador.

Cronograma

A programação de atendimento do “Outubro Rosa” será a seguinte: de 8 a 26 de outubro no Lar Harmonia, no Bairro da Paz; de 8 a 14 de outubro no Hospital São Rafael e na Mansão do Caminho; 15 a 26 de outubro no Campus da Uneb e no Campus da UFBa, e 18 e 19 de outubro no Projeto Bem me Quero.

A.G. Mtb 696/Ba
Outubro Rosa/Mama

Notícias relacionadas