Notícias /

Dia Mundial de Combate à Obesidade tem palestra sobre “Motivação e Atividade Física”

15/10/2014 20:34

Com uma palestra sobre “Motivação e Atividade Física”, a cargo da educadora física Zilmara Cândido, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) reflete amanhã (quinta -feira), sobre o Dia Mundial de Combate à Obesidade, que transcorreu sábado (11 de outubro). A palestra reunirá pacientes e servidores no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto, às 9 horas.

Centrar a reflexão sobre a atividade física para assinalar o Dia Mundial de Combate à Obesidade é muito importante, como destaca a nutricionista do Núcleo de Obesidade do Cedeba, Lorena Fracalossi, porque o sedentarismo, que ganha impulso com o ritmo da vida moderna, vem contribuindo para o aumento da obesidade. Também ajuda a disparar a obesidade, a alimentação incorreta, com alimentos excessivamente calóricos.

Além disso, falta conscientização sobre a doença. Na infância, a obesidade não tem a atenção que merece. A criança gordinha é definida como “fofinha” e motivo de admiração positiva. Os adultos, ainda segundo analisou Fracalossi, demoram a tomar consciência da obesidade e da necessidade de tratar a doença.

No Cedeba, estão matriculados 2,6 mil pacientes com obesidade. Eles são acompanhados pela equipe interdisciplinar e contam com trabalho educativo por meio de grupos e palestras. A reeducação do paciente com obesidade exige tempo e paciência. Além da reeducação alimentar, o paciente precisa incluir a atividade física na sua rotina.

Segundo Lorena Fracolossi, o combate à obesidade é muito importante já que é fator de risco para diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças ósteoarticulares e até alguns tipos de câncer.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/obesidade