Notícias /

Palestra sobre mucopolissacaridoses acontece no HEC

20/10/2014 16:42

Uma palestra educativa gratuita sobre a mucopolissacaridose, doença genética rara com diferentes subtipos – também conhecida como MPS -, será ministrada amanhã (21), às 19 horas, no Hospital Estadual da Criança (HEC). Na ocasião, as características, o diagnóstico e o acompanhamento da doença serão informados aos presentes.

A geneticista Helena Pimentel, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – Salvador), do Hospital Geral Roberto Santos (Sesab) e consultora de doenças raras do Ministério da Saúde, vai ministrar a palestra, que conta com o apoio do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HEC. O público-alvo é composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, e demais membros da equipe multiprofissional.

Para a médica Nilma Cruz, idealizadora do evento, coordenadora da Unidade de Internação e responsável pelo acompanhamento das infusões do tratamento das MPS no HEC, é importante que os pediatras e demais profissionais de saúde tenham conhecimento sobre esta doença rara que, em geral, afeta várias gerações da mesma família.

“De forma simplificada, os pacientes têm dificuldade para digerir um açúcar (mucopolissacarídeo) e produzir proteínas das células de diversos órgãos. Os achados clínicos se confundem aos de outras doenças e o diagnóstico precoce e correto é fundamental, pois pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, no HEC, cinco pacientes fazem a reposição enzimática semanal. Por isso, considero importante realizar uma palestra educativa deste tipo para os profissionais da unidade”, afirma Nilma Cruz. Mais informações sobre MPS em www.sbgm.org.br.

Fonte: Ascom do HEC
Hospital da Criança/muco1