Notícias /

Programa MedCasa completa seis anos de funcionamento

20/10/2014 18:31

O Programa Medicamento em Casa (MedCasa) está completando, este mês, seis anos de funcionamento, atendendo a 133 municípios e com 246.828 usuários cadastrados. A informação é da coordenadora do programa, Ana Maria Brasil. Para obter o benefício, o paciente deve ser referenciado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que deve cobrir 40% da população do município, e ser atendido e prescrito em uma Unidade Saúde da Família (USF).

O programa Medicamento em Casa foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em 2008, com o objetivo de garantir a entrega domiciliar gratuita de medicamento para os pacientes atendidos pelos programas de hipertensão arterial, diabetes e planejamento reprodutivo que atendam a critérios de inclusão. O programa também estimula a frequência dos pacientes às unidades de saúde, pois há a exigência do controle médico e avaliação a cada três meses. Não se trata, portanto, de simplesmente entregar o remédio.

A cada remessa, o paciente recebe medicamentos para três meses de uso contínuo. Antes de vencido esse período, é previamente agendada nova consulta, quando é renovada a prescrição. Isso garante a continuidade do tratamento. Nos municípios, uma equipe treinada cadastra e lança os dados na internet. O sistema é automaticamente alimentado e dispara o envio dos remédios por uma empresa de logística, atendendo aos usuários das zonas rural e urbana dos munisípios.

L.S./M.Tb.909-Ba
/farmabasi/seis anos Medcasa