Notícias /

Crianças atendidas pelo CEDEBA terão festa na praça

21/10/2014 14:40

O mês de outubro termina com festa para aos pacientes da Pediatria do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). No próximo dia 30, a partir das 8 horas, crianças e adolescentes participarão de muitos exercícios e brincadeiras na Praça Ana Lúcia Magalhães (final de linha da Pituba), comemorando o Dia das Crianças.

A festa só terminará às 11h30m e deve reunir 200 participantes. Um recreador de Educação Física conduzirá, de forma lúdica, exercícios e brincadeiras. A equipe multidisciplinar que atende as crianças e adolescentes no Cedeba também estará acompanhando as atividades na praça.

Além de integrar os pacientes, a comemoração do Dia da Criança, com muitas brincadeiras e exercícios físicos, é importante para mostrar que a criança e o adolescente com diabetes podem levar vida normal, desde que controlem a glicemia, usem a medicação, pratiquem atividade física e tenham alimentação equilibrada.

O público infanto-juvenil atendido no Cedeba é formado por pacientes da capital e do interior. São de 40 a 80 atendimentos/dia, distribuídos em dois turnos. Além de diabetes, o Cedeba também faz atendimento para outras doenças endócrinas, como obesidade (desde que seja decorrente de distúrbio endócrino), problemas de crescimento, dentre outras.

O foco na educação, que marca fortemente o trabalho do Cedeba, começa com os pequenos pacientes. Na brinquedoteca, assistem a filmes educativos e, sob a orientação da pedagoga Ceiça Cristo, aprendem brincando a contar carboidratos e a montar cardápios variados, mas obedecendo ao plano alimentar traçado pela nutricionista.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/criança