Notícias /

Siast da Sesab será inaugurado com atividades da Semana do Servidor

22/10/2014 19:52

Promover a atenção integral à saúde dos trabalhadores, priorizando a promoção à saúde e a prevenção dos agravos relacionados ao trabalho. Este é o principal objetivo do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador – SIAST -, ligado à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), que será oficialmente inaugurado na administração central da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no próximo dia 29, às 14 horas. O serviço viabiliza a operacionalização do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (PAIST), e deve ser implantado em todas as unidades da Sesab com mais de 250 funcionários. Nas demais, terá um profissional de referência, que terá as mesmas atribuições do SIAST.

Já criado em várias unidades assistenciais e também na Central Estadual de Regulação, o Siast tem como uma de suas estratégias a formação da Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST), que substitui a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), por possuir as mesmas atribuições e ainda outras que têm em vista a promoção da saúde e a participação dos trabalhadores nos diversos níveis de decisão que envolvam a garantia das boas condições de trabalho.

Na Sesab, uma das atividades já desenvolvidas pelo Siast é ginástica laboral, que já tem a adesão da Superintendência de Vigilância e Promoção da Saúde (Suvisa), Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Semana do Servidor

Em comemoração ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, o Siast programou uma série de atividades, que serão iniciadas na próxima terça-feira, dia 28, às 9 horas. Durante toda a manhã, no térreo da Sesab, haverá campanha de vacinação e medição do IMC (Índice de Massa Corporal). À tarde, prossegue a vacinação e terá encontro da boa música. No dia seguinte, quarta-feira, além de campanha de vacinação, a programação terá ginástica laboral, inauguração oficial do Siast, lanche e avaliação nutricional. No dia 30, quinta-feira, campanha de vacinação e sarau de poesias encerram a programação.

A.G. Mtb 696/Ba
DGETS/Siast