Notícias /

Palestra sobre Inteligência Emocional abriu programação do Dia no Servidor no Cedeba

29/10/2014 14:11

“Qualidade de vida no trabalho é estar bem para trabalhar bem. Não adianta a pessoa ter conhecimento e habilidade, se falta a vontade de fazer. Por isso cada vez mais as empresas hoje  investem em qualidade de vida para  que  o empregado  esteja bem, sentimento que traz reflexos positivos na saúde da empresa” A observação foi feita hoje pelo psicólogo , pesquisador, professor da Unifacs e Unime, e que também ministra aulas na USP, Mino Rios, na palestra sobre “Inteligência Emocional e Qualidade de Vida  no Trabalho”, na abertura das comemorações do Dia do Servidor Público, no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba).

Os servidores, que lotaram a sala de reunião do Cedeba, participaram ativamente da palestra. O psicólogo fazia perguntas enquanto a palestra ia sendo proferida, motivando os servidores. Ele começou mostrando a importância dos servidores públicos ,destacando que ,no caso de trabalhadores da saúde é preciso  muito amor à profissão, porque a atividade exige  lidar com o sofrimento do paciente e conviver com  perdas.

Nos últimos 20 anos, segundo Mino Rios, anatureza das relações de trabalho mudou muito muito. O trabalho em equipe ganhou importância; o chefe transforma-se em líder. É o modelo de gestão por competência.

No caso específico da saúde no serviço público não é para quem quer, mas para quem dá conta, observa o psicólogo. É preciso compreendero paciente  que, ao buscar atendimento, traz junto com a doença problemas sociais e carências.Precisamos no trabalho –pontuou – entender que as pessoas com as quais lidamos não são coisas e que temos que tratar as pessoas comogostaríamos de ser tratados.
É muito importante- observou -gerenciar as emoções pois quem tem reduzida inteligência emocional, apresenta baixa tolerância ao estresse, condição que traz prejuízos nos aspectos fisiológicos e psíquico e, consequentemente, mais doenças. E o trabalhona saúde já traz uma carga muito elevada de estresse.
Estar bem, alegre é muito positivo, segundo Mino Rios. Por isso naturalmente as pessoas tendem a se afastar de gente mal-humorada e chata. Tudo esta relacionado à emoção:a memoria, melhora a atenção, aumenta  a criatividade, facilita a comunicação .A alegria –destacou – é essencial como regulador  psicológico e fisiológico.

PROGRAMAÇÃO

Depois da palestra, os servidores tiveram aula de dança (zumba). Constam também da programação sessões de massoterapia. As atividades comemorativas do Dia do Servidor no Cedeba.organizadas pela Coordenação de Recursos Humanos  -RH- serão encerradas nesta quinta –feira (30) com uma oficina de artesanato.

AMV/MTB:694