Notícias /

Servidoras foram homenageadas com plantio de Ipê Rosa

29/10/2014 13:53

Na manhã desta terça-feira, 28, servidoras da Secretaria da Saúde do Estado  (Sesab)  participaram do programa “Plante seu Futuro” da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), plantando mudas de Ipê Rosa. O projeto fez uma homenagem às servidoras da Sesab e de outras secretarias que superaram o câncer de mama.

Os organizadores do evento aproveitaram o Dia do Servidor e o projeto Outubro Rosa para convidar 10 servidoras que trabalham nas secretarias do Centro Administrativo da Bahia (CAB) que venceram a doença para plantarem o Ipê, “que é símbolo de força e resistência, assim como estas mulheres”, explicou a idealizadora da homenagem, Taissa Vasconcelos, que também é coordenadora do CAB.

Com depoimentos emocionados, as servidoras destacaram a importância de diagnosticar a doença em estágio inicial, “considerando que não há como se prevenir no sentido de não deixar acontecer. A prevenção no caso do câncer é descobrir o quanto antes, para ter mais chances de se curar”, explicou a servidora da Sesab, Cristina Mascarenhas, que já superou, por duas vezes, o câncer de mama.

A superintendente de Atenção Integral à Saúde, Giselia Santana, destacou a importância de políticas públicas  como o Rastreamento do Câncer de Mama implantado pela Sesab desde 2011, que contribui com a identificação precoce, o diagnóstico e encaminhamento para tratamento das mulheres com diagnóstico positivo da patologia. Ela acrescentou que já foram realizadas mais de 170 mil mamografias em mais de 275 municípios da Bahia.

Após plantar sua muda, a deputada eleita, Moema Gramacho, que também foi homenageada, destacou que no congresso vai trabalhar para que a cirurgia reparadora seja realizada concomitantemente com a cirurgia de “extração de nódulo e/ou da mama,  pois a mulher, quando se sente mutilada,  fica com a alta estima totalmente comprometida o que, consequentemente ,compromete a sua recuperação”, explica Moema que já retirou uma mama em decorrência de um câncer.

A deputada  contou que a cirurgia reparadora foi muito importante para sua recuperação.  “Como eu fiz a plástica e tive minha mama reconstruída ao mesmo tempo, nem me sentia doente”, declarou a deputada.

O plantio das mudas ocorreu na área próxima à Plataforma IV do Centro Administrativo da Bahia, onde fica a Sesab e a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e cada muda plantada pelas mulheres recebeu um nome. A deputada Moema Gramacho “batizou” sua muda de Ipê com o nome da médica que a acompanhou durante sua doença – doutora Virgínia. E assim cada servidora colocou um nome no seu Ipê.  Teve nomes como Maria Clara, Vitória, Fênix, Tranqüilidade, Coragem, Gestão do Cuidado.

O programa “Plante seu futuro” é desenvolvido desde 2007 pela Sucab, por meio da coordenação de Apoio ao CAB. Desde então, mais de 260 servidores já participaram, plantando árvores nativas de 25 diferentes espécies na área do CAB, que abriga aproximadamente 5.000 espécies vegetais, a maioria de flora brasileira, conforme projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.