HEC sedia estágios do Programa Cotidiano SUS

12/11/2014 21:05

A Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), desenvolve o Programa de Estágios Não Obrigatórios da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), denominado “O Cotidiano SUS enquanto Princípio Educativo”. O programa busca aproximar estudantes de diversas áreas de conhecimento à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Estadual da Criança (HEC) desenvolve atividades de ensino de graduação e pós-graduação desde a sua abertura, bem como capacita seus profissionais. Este ano, a unidade hospitalar ampliou sua atuação e passou a sediar campos de estágios acadêmicos não-obrigatórios através da participação no programa em questão.

No processo seletivo foram selecionados graduandos que estão sob supervisão da coordenadora de Fisioterapia do HEC, Karine Araujo Portugal de Santana, e da enfermeira Ayana Carolina Gonçalves Teixeira Matos. Para Karine Portugal, os resultados têm sido fantásticos. “Os graduandos estão dedicados, envolvidos, e estamos cumprindo a proposta pedagógica com bons frutos”, declarou.

Ayana Matos afirma que estar como preceptora do programa Cotidiano SUS tem proporcionado momentos de crescimento mútuo. “Particularmente, tem agregado mais valores à minha prática profissional. Acredito que também tem proporcionado aos alunos a antecipação de experiências necessárias à formação profissional, levando-os a uma reflexão crítica a cada tomada de decisão, uma vez que educar parte do princípio da formação e responsabilização com o outro enquanto sujeito ativo e social”, pontuou.

Fonte: Ascom HEC
/hec/estágio