Secretário Washington Couto recebe homenagem da Secretaria da Saúde de Madre de Deus

12/11/2014 21:07

O secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, foi homenageado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Madre de Deus, durante a abertura oficial do Novembro Azul, realizado nesta terça-feira, 11, na Câmara Municipal, pela parceria e apoio que o município sempre teve da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Couto agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da campanha para despertar a população masculina para cuidar da saúde. “Nós homens temos que romper com alguns preconceitos machistas e nos conscientizarmos que o exame de toque retal é como qualquer outro exame, realizado por profissionais habilitados para esse trabalho”, disse o secretário. Ele acrescentou que essas iniciativas contribuem para acabar com essa resistência que ainda hoje os homens têm em relação à procura de um médico.

A secretária da saúde de Madre de Deus, Nerides Cirne, destacou que, embora o câncer de próstata seja o tema principal da campanha, o Novembro Azul trata da saúde do homem de uma maneira geral e lembrou de outras doenças, como o câncer do pênis, “facilmente evitado com a higiene feita adequadamente a base de água e sabão”.

Ela aproveitou a ocasião para anunciar as diversas ações para o mês, incluindo mutirões de consultas e realização de exames que vão ocorrer no município. Entre os dias 12 e 14 serão realizada ações de conscientização porta a porta com os agentes de saúde; nos dias 17 a 21 palestras e consultas nas unidades de saúde, escolas e associações; entre 26 e 27 o Centro de Referencia da Mulher vai dar espaço para a realização de exames na população masculina de Madre de Deus, que encerrará sua campanha no dia 28 com um passeio ciclístico pelas ruas da cidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina, com mais de 50 mil novos casos todos os anos, com o número de morte ultrapassando 12 mil registros.

Ascom Sesab