Notícias /

Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis comemorou 20 anos de sua fundação

20/11/2014 21:26

Nesta quinta-feira, 20, a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) comemorou seus 20 anos na Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), na Federação, com a presença do secretário Washington Couto, superintendentes e diretores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesb) e profissionais da saúde.

O evento, que teve como tema central o Sistema Único de Saúde (SUS), contou com palestra de Jairnilson Paim, que ressaltou os avanços do SUS, embora reconhecendo que o sistema enfrenta a falta de recursos para garantir sua proposta inicial, que é ser um sistema de saúde universal. 

As homenagens também contaram com o lançamento do livro “Estratégias da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: experiências da Bahia”, organizado por Jorge Solla, ex-secretário da saúde, que sempre trabalhou na implementação das políticas do SUS. Ele ressaltou que o livro é resultado de um trabalho coletivo que envolveu diversos profissionais. 

Sobre a EFTS, criada em 1994,  Solla destacou que neste tempo a escola contribuiu na formação de milhares de  profissionais da saúde “capitaneando projetos importantes como a complementação do auxiliar de enfermagem para a formação técnica e o trabalho voltado para os agentes comunitários de saúde”, pontuou Jorge Solla. 

Na oportunidade, a diretora da EFTS Maria José Camarão fez uma homenagem às precursoras do movimento em prol da profissionalização dos trabalhadores de nível médio do SUS/BA.

S.C.
DRT/BA 3135