Notícias /

Divep informa sobre vacina tríplice viral

21/11/2014 14:14

Em relação à vacina tríplice viral do laboratório Serum Institute of India Ltd, a Secretaria da Saúde do Estado, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que deve ser contra indicada para pessoas que tem história de alergia ao leite de vaca, até que se tenha uma posição oficial desse produtor.

A medida está sendo adotada depois da recente notificação de 28 casos de eventos adversos pós-vacinação, ocorridos no Estado do Rio de Janeiro e Manaus, com a vacina tríplice viral do produtor Serum Institute of India Ltd. Os 28 vacinados apresentaram eventos de natureza anafilática (urticária generalizada, dificuldade respiratória, edema de lábios e face), na sua maioria, ocorrendo em crianças com história de alergia ao leite de vaca.

A presença de lactoalbumina hidrolisada pode estar relacionada aos eventos relatados, pois está presente na composição da vacina tríplice viral desse produtor. O laboratório Serum Institute of India Ltd é pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o produto analisado no Instituto Nacional de Qualidade em Saúde (INCQS), como ocorre em todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde.

Fonte: Divep
/multivacinação/vacina tríplice