Notícias /

O PAIST da SESAB é considerado referência nacional

25/11/2014 14:27

A Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) participou, nos dias 19 a 21 de novembro, do II Encontro Nacional das Mesas de Negociação Permanente do SUS, em Brasília. O evento reuniu representantes da bancada de gestores e trabalhadores das 62 mesas de negociação permanentes do SUS existentes no país.

Na oportunidade, a DGTES apresentou o Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (PAIST), que foi reconhecido pelos presentes como um modelo a ser seguido para estruturação de áreas de atenção ao trabalhador da saúde. Por essa razão, a equipe foi convidada a auxiliar o Ministério da Saúde na elaboração de um manual que oriente como tornar realidade as diretrizes estabelecidas no protocolo 008 da Mesa Nacional, para a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora do Sistema Único de Saúde.

Atualmente o Programa conta com 20 Serviços Integrados de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) ou trabalhador de referência e oito Comissões Locais de Saúde do Trabalhador eleitas e atuando na SESAB. A expectativa, para a próxima gestão, é de implantar a rede PAIST em 100% das unidades sob gestão direta, com equipes completas e estruturadas, a fim de produzir informações sobre saúde do trabalhador desta secretaria, prevenir riscos e agravos relacionados ao trabalho e promover espaços de cogestão de modo que o trabalhador participe ativamente do processo de produção de sua saúde.

Fonte: Dgtes
/dgtes/referência