Balanço aponta aplicação de recursos acima de 12% determinados por legislação

27/11/2014 21:13

A apresentação da prestação de contas da Secretaria da Saúde do Estado relativas ao segundo quadrimestre de 2014 feita na reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) apontou que o investimento em saúde continua acima dos 12% do tesouro estadual conforme determina a legislação. Na exposição feita pelo secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, ele destacou que nos dois primeiros quadrimestres do ano foram aplicados cerca de R$2,7 bilhões em saúde na Bahia.

Durante a reunião, que foi realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, o Secretário destacou ainda diversos avanços na área da saúde como a ampliação de serviços de saúde. Ele destacou a ampliação do número de laboratórios municipais de referência regional, o andamento das obras de reforma e ampliação de hospitais como o Regional Luís Viana Filho, o Prado Valadares e o Roberto Santos que ganhou recentemente um ambulatório e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

“Com a ampliação dos serviços, o maior beneficio é um maior acesso da população à saúde integral”, disse Washington Couto. Ele ainda falou da atenção psicossocial, do aumento da cobertura do Serviço Móvel de Urgência e da Estratégia de Saúde da Família, principalmente por conta do Programa Mais Médicos. Na área da Assistência Farmacêutica, o Secretário pontuou os programas Medicamento em Casa, Farmácia da Bahia e Farmácia Básica.

A valorização dos servidores da Sesab e os programas itinerantes como o Saúde em Movimento, que realizou mais de 140 mil cirurgias de catarata, e o Rastreamento Câncer de Mama, com mais de 185 mil mamografias realizadas, foram outros ponto levantado durante a apresentação.

L.R. DRT 2.600/BA
CES/ ces prestação de contas