CIB apresenta balanço dos ultimos anos

04/12/2014 21:34

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) apresentou balanço positivo dos últimos anos de atuação  (2007 a 2014), na 226ª Reunião Ordinária que ocorreu nesta quinta-feira,04, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Na apresentação da comissão, foram destacadas ações como revisão do regimento, alinhamento das instâncias de articulação interfederativa (estaduais e regionais), reconfiguração da secretaria executiva da CIB (Núcleo administrativo e técnico), proposição técnica e política, proposição do Grupo de Trabalho (GT), ampliação da participação dos municípios, horizontalização da relação Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Estado.

Durante a apresentação, a secretária executiva da CIB, Nanci Nunes, ainda acrescentou que, das 65,7% das resoluções, 26,4% foram voltadas para  a Atenção Básica, seguido da Gestão (22,2%) e Atenção Especializada (17,03%). Já as deliberações para a Vigilância, 46,4% foram para a epidemiológica e 26,1% para a sanitária. A assistência farmacêutica básica teve o maior índice de deliberação, 97,5%.

Na ocasião, a sub secretária da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Suzana Cristina Silva Ribeiro,  ressaltou que houve um  crescimento tanto estrutural quanto de democratização da CIB, com maior interlocução entre estado, comissão e municípios. A reunião contou com participação de secretários municipais e prefeitos.

S.C.
DRT/Ba 3135