Notícias /

Upa em Camaçari foi inaugurada neste sábado

06/12/2014 21:35

Com capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia, a Unidade de Pronto Atendimento Gravatá (UPA 24 horas), localizada na Gleba A, em Camaçari, foi inaugurada neste sábado, 6, com a presença da população local, políticos e secretários municipais.

Para o secretário de saúde do município, Vital Sampaio Neto, a UPA é “fundamental para ‘desafogar’ o atendimento do Hospital Geral de Camaçari, que conta com 150 leitos”.  Ele acrescentou que a unidade foi equipada para atender todo tipo de urgência e emergência, “exceto aquelas situações muito graves que exigem maiores cuidados. Fora isso, a maioria das ocorrências deverá ser encaminhada para esta unidade”, pontuou Vital Neto.

A construção da UPA, classificada como porte II, recebeu investimentos em torno de R$2 milhões do Ministério da Saúde (MS) e R$500 mil do município “para construção e aquisição de todos os equipamentos necessários a seu funcionamento e gerou mais de 170 empregos”, explicou Elba Brito, diretora da Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ela ressaltou ainda que a unidade está estruturada com  14 leitos, distribuídos entre leitos pediátricos (3), adultos (6), isolamento (2), parada (3), além das salas de raio X, curativo, reidratação com 12 poltronas, consultórios que recebem todos os dias três médicos Clínicos e dois pediatras, Centro de Material Esterilizado, dentre outros.
Com esta inauguração, Camaçari passa a contar com três unidades, sendo que as já existentes são do tipo I.

O prefeito da cidade, Adelmar Delgado, aproveitou a oportunidade para anunciar para o início de 2015 a inauguração da UPA de Arembepe, que atenderá a população da Orla de Camaçari,   e a reestruturação da Policlínica do município, que será transformada em Hospital  Dia, também previsto para o primeiro semestre de 2015.

S.C DRT.3135/BA