Sesab promove Curso de pneumoconiose: orientações para diagnóstico e vigilância

12/12/2014 18:22

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará a 1ª edição do Curso de Pneumoconiose: Orientações para Diagnóstico e Vigilância na modalidade a distância, com o objetivo de qualificar técnicos e gestores para o Diagnóstico e Vigilância em Pneumoconiose. O curso é dirigido aos técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e dos setores de Vigilância à Saúde das secretarias municipais de Saúde (VISAU/SMS).

As inscrições serão on-line e estarão abertas no período de 22/12/2014 a 02/02/2015 no seguinte endereço eletrônico: www.saude.ba.gov.br/eesp. Serão oferecidas 100 (cem) vagas para profissionais oriundos das Dires, Cerest e dos setores de vigilância à saúde das secretarias municipais de Saúde.

O curso está sendo viabilizado por meio da Superintendência de Recursos Humanos/ Escola Estadual de Saúde Publica Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), e da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), através da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat),

As vagas serão preenchidas conforme os pré-requisitos abaixo descritos: Estar lotado e ser técnico de nível superior, dos Cerest, das Dires, dos setores de vigilância à saúde e da atenção básica (UBS, NASF, ESF) das Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia; Apresentar autorização da chefia imediata, atestando o desenvolvimento da atividade de referência à saúde do trabalhador na rede de serviços públicos de saúde, bem como assegurar a disponibilidade para realizar as atividades referentes ao curso; Ter disponibilidade e tempo para participar das atividades de aprendizagem disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Possuir conhecimentos básicos de ferramentas do Windows Office e Internet.

Terão prioridade os técnicos que trabalham nas regiões de saúde que possuem o perfil produtivo de mineração, ou outras atividades com exposição a poeiras características para desenvolver pneumoconiose ou que tenham casos notificados de pneumoconiose.

Serão disponibilizadas 02 vagas para cada Cerest (14), totalizando 28 vagas; 01 vaga para cada Dires (31), totalizando 31 vagas e as demais, 41 vagas, serão disponibilizadas para os setores de vigilância à saúde e da atenção básica (UBS, NASF, ESF) das secretarias municipais de Saúde do estado da Bahia, conforme os critérios definidos acima.

O curso tem carga horária total de 120 horas/aula, distribuídas em 04 módulos, cada um com duração de 30 horas/aula. Os módulos serão ofertados no período de março de 2015 a maio de 2015; A certificação será dada aos discentes que cumprirem a carga horária total de 120h, e obtiver a média 7,0 na avaliação única, que constará de 10 questões contemplando o conteúdo dos 4 módulos e de todo o material de apoio e vídeo aulas. Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito com a Secretaria Acadêmica da EESP, através do email:eesp.sac@saude.ba.gov.br e telefone: (71) 3116-5326. À EESP está reservado o direito de alterar o calendário dos módulos de forma a assegurar que as turmas sejam fechadas com o quantitativo previsto de profissionais.

Fonte: EESP
/eesp/pneumoconiose