Notícias /

Washington Couto recebe homenagem da Maternidade Climério de Oliveira

15/12/2014 17:38

Nas comemorações dos 104 anos da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), que ocorreram na última sexta-feira, 12, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, foi homenageado pelo apoio sempre dispensado àquele hospital.

Couto agradeceu a homenagem e destacou a importância da primeira maternidade do país, que foi anexada à Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se tornou hospital escola sendo responsável pela formação de diversas gerações de médicos espalhados por todo o país.

Durante as décadas de 50 e 60 abrigou o primeiro Centro de Reprodução Humana do Brasil, sendo também pioneira em diversas áreas de pesquisa, especialmente em Fisiologia Reprodutiva, o que levou a Organização Mundial de Saúde a instalar, na década de 70, o seu Centro de Pesquisa em Reprodução Humana, dirigido pelo professor Elsimar Coutinho.

No seu discurso, Mônica Neri, diretora da MCO destacou que nos últimos tempos o foco continua sendo a capacitação dos seus recursos humanos, com convênios com instituições de cidades de outros países como Universidades de Paris, Bolonha, Barcelona, Verona, Miami, Michigan, que resultou na concessão,  pela UNICEF/OMS e Ministério da Saúde, do título de “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”, após rigorosa avaliação de pessoal, rotinas e serviços em prol do aleitamento materno.

A maternidade possui um banco de leite humano, 79 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e a recém inaugurada casa de Puérpera, que fica em frente à MCO.

No final da tarde, o Ministro da Saúde, Artur Chioro, que estava em Salvador, cumprindo agenda no Instituto de Saúde Coletiva (ISC), visitou a maternidade, que já tem projeto de ampliação em curso, quando passará a contar com 130 leitos, sendo 25 destinados para UTI.

S.C. DRT/BA 3135