Notícias /

Indicadores sobre saúde do trabalhador são reunidos em publicação

16/12/2014 19:10

Auxiliar na definição de prioridades das políticas de saúde é um dos objetivos dos Indicadores da Bahia (IDB) 2014, lançado nesta terça-feira (16). O tema escolhido para o documento deste ano foi a saúde do trabalhador. A publicação traz indicadores que foram trabalhados pela Rede Interagencial de Informação para Saúde – Bahia (Ripsa), rede formada por instituições que de alguma forma contribuem para o levantamento de dados sobre a saúde como Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O lançamento foi feito durante a 14ª Oficina de Trabalho Interagencial – OTI da Ripsa, realizada no Hotel Fiesta, Em Salvador.

Em 2014 a Ripsa completou seis anos de atividades na Bahia e o IDB já abordou outros temas como distribuição de profissionais de saúde; dengue; mudança da estrutura etária da população e repercussões na saúde; e acidentes de trânsito. O documento além de ser apresentado de forma impressa, estará disponível para consulta de toda a população através do site da Ripsa (http://www.ba.ripsa.org.br/).

A diretora de Informação em Saúde da Sesab, Márcia Mazzei, explica que os dados do IDB são informações para a gestão. “É um conjunto de indicadores socioeconômicos de saúde que acaba orientado na gestão do sistema de saúde. São informações robustas que conseguimos reunir no documento”, afirmou Márcia. De acordo com a diretora a escolha do tema saúde do trabalhador foi por conta de ser um tem ainda pouco discutido e que é de extrema importância.

A Ripsa foi instalada em 2008 com o objetivo de estabelecer bases de dados consistentes, atualizadas, abrangentes, transparentes e de fácil acesso, articulando instituições que possam contribuir para o fornecimento e crítica de dados e indicadores e para análises de informações, inclusive com projeções e cenários

L.R. DRT 2.600/BA
Ripsa/idb