Notícias /

Pediatra alerta para os cuidados com as crianças

08/01/2015 18:26

Verão, férias e diversão marcam a rotina das crianças durante o mês de janeiro. Neste período do ano é comum viajar para ambientes com praia e piscina, realizar atividades ao ar livre e se alimentar de forma mais liberal. Porém, alguns cuidados com as crianças precisam ser adotados.

A coordenadora da Enfermaria de Pediatria do Hospital Estadual da Criança (HEC), Dra. Nilma Cruz, alerta os pais e responsáveis sobre a importância do uso de filtro solar e roupas leves. “Deve-se evitar o sol entre as 10 horas e as 16 horas e sempre usar filtro solar, mesmo em dia nublados. Não se pode esquecer que o filtro precisa ser aplicado meia hora antes da exposição solar e, também, a cada duas horas. O uso de roupas leves, principalmente as de algodão, é outra medida que deve ser adotada nesta época do ano”, explica.

Nilma Cruz frisa ainda que é necessário atentar para a alimentação das crianças. “Oferecer água, sucos, água de coco, frutas e verduras regularmente é muito importante, bem como evitar o consumo de alimentos prontos e industrializados, pois o calor contribui para que estes estraguem rapidamente”, informa a pediatra.

Ainda sobre os cuidados com as crianças nas férias, Nilma Cruz enfatiza as precauções que devem ser adotadas para evitar acidentes. “Nesse período, as crianças ficam mais tempo ao ar livre, na praia ou na piscina, aumentando, assim, o risco de acidentes. Nunca deixar a criança sozinha perto de piscinas ou do mar é muito importante. Outros acidentes comuns no verão são as quedas com bicicleta e patins, devendo-se utilizar capacete, joelheira e cotoveleira”, conclui.

Fonte: Ascom HEC
/hec/crianças

Notícias relacionadas