Notícias /

Cedeba divulga cronograma das sessões temáticas em diabetes mellitus

14/01/2015 15:08

A primeira sessão temática de atualização em diabetes mellitus, em 2015, acontece no dia 3 março, de 9 às 11h30m, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS) Professor José Maria de Magalhães Netto. Iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), as sessões são realizadas mensalmente, sempre na primeira terça – feira.

“Paradigmas e Trajetórias Tecnológicas para o Cuidado do Diabetes”, tema da primeira sessão, será apresentado pela economista Jane Guimarães. Além do tema central, as sessões contam também com a apresentação de experiências exitosas, de educação em diabetes, desenvolvidas pelos municípios. A Codar estimula a participação dos municípios porque a troca de experiências é muito importante para o fortalecimento do trabalho de educação e prevenção.

A coordenadora da Codar, Graça Velanes, explica que as sessões de atualização de diabetes são direcionadas para os trabalhadores do SUS, incluindo estudantes de ensino superior, tendo como objetivo atualizá-los quanto ao manejo clinico em diabetes, práticas educativas e dispensação de medicamento glicêmico, buscando a melhoria do cuidado prestado.

Programação

No dia 7 de abril, a sessão terá apresentação do endocrinologista Augusto Pimazoni Neto, da Universidade Federal de São Paulo, sobre “Avaliação Quantitativa de Erros Compostos durante a Auto – aplicação da Insulina: Um Estudo Multicêntrico Brasileiro”.

O Pé Diabético, uma das complicações da doença, será discutido na sessão do dia 5 de maio, com duas apresentações: o cirurgião vascular do Cedeba, Cicero Fidelis, enfoca “Pé Diabético: Do diagnóstico ao tratamento”, enquanto o endocrinologista e coordenador da Residência Médica do Cedeba, Alexis Guedes, mostra os “Resultados do Rastreamento do Pé Diabético/Proced.”

A “Evolução e Tratamento de Feridas com uso de Coberturas”, tema apresentado numa das sessões de 2014, pelas enfermeiras Aurea Amorim e Tamires Albernaz, do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) de Feira de Santana, será enfocado na sessão do dia 2 de junho. Manejo Clínico para DM (Grupo Infanto Juvenil ), uma proposta para as Unidades de Saúde da Família, será o tema do dia 7 de julho, com apresentação da endocrinologista pediátrica do Cedeba, Livia Leite.

No dia 4 de agosto, a enfermeira Iara Melo apresenta “Modelo de Atendimento Multidisciplinar em Diabetes – Ambulatório de Ajuste e Avaliação de Resultado”. A endocrinologista e diretora do Cedeba, Reine Chaves, aborda “Pós e Contra do uso da Hemoglobina Glicada para o Diagnóstico e tratamento”, na sessão do dia 3 de setembro.

A endocrinologista do Cedeba, Iraci Costa, conduzirá as sessões do dia 6 de outubro, com “Evolução de um Caso Clínico DM tipo 2 – do diagnóstico ao tratamento”, e do dia 1º de dezembro, com o tema “Doenças Cardiovasculares no diabetes: como classificar e tratar”.

Em novembro, como acontece todos os anos, não haverá sessão porque o foco das ações educativas é o Dia Mundial do Diabetes.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/sessões

Notícias relacionadas