Notícias /

Sesab investirá 100 milhões em modernização de processos

21/01/2015 18:04

Com o investimento de R$ 100 milhões nos próximos dois anos, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) modernizará todos os processos de gestão nas unidades de saúde, o que eliminará, por exemplo, prontuários físicos e processos manuais de faturamento e recebimento. O anúncio foi realizado pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (21), durante um encontro com os dirigentes de hospitais e centros de referência da rede pública, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos.

“O objetivo é tornar a gestão da secretaria e das unidades de saúde 100% online, mas enquanto isto não for possível, as iniciativas de planejamento e disciplina orçamentária, bem como a elaboração de indicadores e metas serão desenvolvidas”, afirma Vilas-Boas.

Uma das estratégias para ampliar os recursos do Ministério da Saúde destinados à Bahia é aperfeiçoar os processos de

notificação das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). Atualmente estima-se que apenas 25% das internações efetuadas pelas unidades de saúde no estado sejam processadas no DATASUS, o que gera créditos referentes aos serviços prestados de forma subdimensionada a realidade. Em 2014, no período de janeiro a novembro foram apresentadas mais de 206 mil notificações.

De modo a incentivar o desenvolvimento de ações relacionadas à criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público, será criado um Prêmio de Inovação na área de Saúde, visando premiar as melhores iniciativas.

Ascom/Sesab
/geral/modernização

Notícias relacionadas