Notícias /

Equipe da Saúde visita NRS e rede de saúde em Barreiras

27/01/2015 13:39

A retomada das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras foi um dos compromissos assumidos pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante a visita ao município nesta terça-feira (27), que teve o objetivo de conhecer a rede de saúde local, as demandas da população e o Núcleo Regional de Saúde (NRS).

“A criação dos nove núcleos, em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) é uma nova forma de fazer gestão, pois os municípios vão se empoderar cada vez mais, executando sua missão constitucional que, por vezes, estavam acomodados devido às atividades executadas pelas Dires”, afirma Vilas – Boas.

O secretário ressalta ainda que mais de 700 profissionais de saúde alocados nas Dires como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e especialistas como pediatras, cardiologistas e obstetras realizavam serviços administrativos ao invés de atuarem mais próximos da população, como em unidades de saúde ou escolas.

Consórcios Públicos

A criação de consórcios intermunicipais de saúde com o apoio do Estado e União como co-financiadores foi uma das demandas dos prefeitos de Barreiras, Antonio Henrique, e de Santa Maria da Vitória, Padre Amário. “Este é um instrumento que é fundamental para descentralizar a saúde, pois hoje a tabela do SUS é defasada, o que faz que tenhamos dificuldade de encontrar prestadores de serviço. Com os consórcios, vamos trabalhar com uma tabela real que será rateada com os consorciados, podendo, inclusive, construir centros de saúde menos complexos para reter os pacientes nos municípios do entorno de Barreiras”, destaca Antonio Henrique.

Sesab/Ascom
/HO/visita

Notícias relacionadas