Secretário da Saúde se reúne com sindicatos e entidades da área

29/01/2015 06:47
Reunião com entidades da área de saúde da Bahia

Secretário da Saúde, Fabio Vilas-Boas, esteve reunido na quarta-feira, 28, com sindicatos e entidades da área de saúde. Estiveram presentes Sindimed, Cosemba, ABM e Cremeb. Na ocasião, foi discutida a criação dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), entre outros assuntos.

O presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses, destacou que devemos comemorar o fato de que profissionais de saúde alocados em serviços administrativos nas extintas Dires sejam transferidos para a assistência.

A extinção das Dires visa tornar o processo mais moderno e efetivo para a vigilância epidemiológica. O sistema correto é que cada município fiscalize seu próprio território. O ideal é que em cada um dos 417 municípios haja uma câmara fria, um local para estocar medicamentos e é necessário ter vacinação o ano todo, ao invés de campanhas esporádicas.

“Deixei claro que as sedes das antigas DIRES serão agora Bases Regionais de Saúde (BRS) e as 9 macroregiões terão os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) responsáveis pela coordenação do sistema”, afirmou o secretário.

Leia a nota técnica sobre a Reestruturação das Diretorias Regionais de Saúde (Dires)/ Núcleos Regionais de Saúde (NRS)