Notícias /

Banco de Leite Humano do Iperba é recredenciado na categoria Ouro

05/02/2015 18:57

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano do Iperba (BLH) recebeu, em 2014, credenciamento de excelência conferido pelo Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS).

O credenciamento dos Bancos de Leite Humano tem por objetivo garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e MS.

Pesquisas confirmam que o leite materno é o melhor alimento para os bebês. Contudo muitas mães não amamentam seus filhos por conta de doenças, medicações, ou até mesmo ausência de orientação. Neste sentido, a Rede Brasileira de Bancos de Leite foi desenvolvida para promover a saúde da mulher e da criança através da amamentação.

O credenciamento é desenvolvido em todos os BLHs do país, com o intuito de avaliar o grau de conformidade que os bancos atingem na operação do sistema de informação da rBLH-Br. A partir disso, a classificação dos BLHs dar-se em três categorias, de acordo com a pontuação atingida por cada unidade.

Na Bahia, todos os seis bancos, que ficam situados nas cidades de Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador, foram credenciados na categoria Ouro. O Iperba atingiu 98% da pontuação, sendo classificado na categoria ouro. Três pontos a mais em relação ao ano anterior: Categoria A – Ouro – BLH com avaliação do indicador de 90 a 100; Categoria B – Prata – BLH com avaliação do indicador de 80 a 89; Categoria C – Bronze – BLH com avaliação do indicador de 70 a 79.

Banco de Leite Humano do Iperba

O BLH do Iperba inaugurado em 2009 realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). Com o apoio dos Bombeiros do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar) e carro próprio da instituição, faz coleta de leite humano nas residências das doadoras. Realiza ainda, consultas a nível ambulatorial para as mães que necessitem de apoio no aleitamento materno.

Fonte: Ascom Iperba
/iperba/ouro

Notícias relacionadas