Notícias /

Dicas de saúde para um Carnaval tranquilo

11/02/2015 17:04

Uma boa alimentação, à base de frutas, verduras e bastante líquido, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a manutenção da calma em qualquer situação. Estas são algumas recomendações dos profissionais da Coordenação Estadual de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), que também alertam para a importância do uso do preservativo como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids.

Uma das dicas é lavar as mãos com frequência, só comer alimentos bem cozidos, lavar bem frutas e verduras e observar a data de validade dos alimentos são medidas necessárias para prevenir diarréias. Caso apresente diarréia, o folião deve aumentar a ingestão de líquidos, usar reidratante oral ou soro caseiro e, se necessário, procurar uma unidade de saúde. A conjuntivite, outro problema que costuma ocorrer durante o Carnaval, pode também ser evitado com cuidados simples, como a lavagem das mãos.

Para que os foliões consigam aproveitar a todos os dias da festa de Momo, os profissionais da Cevesp aconselham aos foliões não deixar de lado os momentos de descanso e dormir o necessário para recuperar as energias. Manter o bom humor e outra recomendação importante para evitar que ocorram acidentes ou casos de violência no circuito do Carnaval.

Dicas importantes

A prevenção é apontada como medida fundamental para evitar doenças como as hepatites, doenças diarréicas, gripe, leptospirose, meningites, herpes, entre outras. Aqui estão algumas dicas importantes para um carnaval tranqüilo, evitando alguns problemas de saúde:

Caso sejam observados alguns destes sintomas, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde, para a avaliação e diagnóstico corretos.

Ascom/Sesab
/carnaval/dicas

Notícias relacionadas