Inaugurados 10 leitos de UTI e tomógrafo no Hospital Clériston Andrade

11/02/2015 18:06

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve na manhã de hoje no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, onde entregou à população do município e cidades da região a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos reabertos, além de um novo tomógrafo. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) investiu em torno de R$ 1,3 milhão na adequação estrutural e equipamentos entregues na unidade hospitalar.

Durante a visita ao HGCA, acompanhado do superintendente de Atenção Integral a Saúde, Mateus Simões, e do diretor da Rede Própria da Sesab, José Walter Santos, e do diretor da unidade, José Carlos Pitangueira, o secretário Fábio Vilas-Boas afirmou que “estamos devolvendo à rede de saúde de Feira de Santana e região 10 novos leitos de terapia intensiva, para que possam ser utilizados já a partir de hoje, atendendo inclusive no período de Carnaval”.

Na oportunidade, Vilas-Boas anunciou a construção de um novo hospital, no complexo onde estão os hospitais Clériston Andrade e Estadual da Criança. Segundo ele, o projeto está em fase de conclusão, e em breve será anunciado pelo governador Rui Costa.

Modernização

Os leitos de UTI entregues hoje são completamente modernizados, com monitores de última geração e respiradores controlados a volume. O novo aparelho de tomografia computadorizada, com 16 detectores, é uma máquina de última geração, com capacidade para fazer exames mais rápidos e apurados, e também fazer exames que antes não eram feitos no hospital, como angiografias cerebrais de aorta e membros inferiores, possibilitando o diagnóstico de uma série de outras patologias, que não podiam ser adequadamente investigadas na unidade. Com isso, a indicação de cirurgias ou outros procedimentos serão mais qualificados.

De acordo com o secretário, o próximo passo será viabilizar a realização de ressonâncias no município de Feira de Santana, nas unidades hospitalares ou em unidades contratualizadas, a fim de que os pacientes não sejam deslocados para Salvador. “Tenho certeza que com os investimentos que estão sendo feitos, a população de Feira de Santana e região vai se beneficiar desta estratégia da Sesab de ampliar e recuperar leitos e devolver à população o que há de mais moderno na Bahia” disse Vilas-Boas, acrescentando que “temos um compromisso de reduzir ao máximo o número de leitos ociosos na rede”.

Hospital da Criança

Em Feira de Santana, o secretário Fábio Vilas-Boas também esteve no Hospital Estadual da Criança (HEC), onde visitou o ambulatório, a emergência e os setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário parabenizou a direção da unidade hospitalar pelo excelente trabalho que realiza, e acrescentou: “Vou buscar melhorar o setor de imagem da unidade”.

A superintendente do IMIP, responsável pela gestão do hospital, Ana Claudia Meirelles, agradeceu a visita do secretário e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no HEC. “O IMIP continuará buscando um atendimento humanizado e de qualidade para as crianças da Bahia”, declarou.

Além das unidades hospitalares, o secretário visitou a sede do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste acompanhando pelo coordenador, Edy Gomes dos Santos.

Ascom/Sesab
/CléristonAndrade/visita