Notícias /

Carnaval tem uma sexta-feira tranquila

13/02/2015 20:51

O atendimento nesse primeiro dia de carnaval nos hospitais de urgência e emergência que atendem aos foliões está tranqüilo. Das 18h de ontem (12) até às 16h de hoje (13), foram registrados oito atendimentos, sendo três no Hospital Geral do Estado (HGE), três no Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), um no Hospital Menandro de Faria e um na Unidade de Emergência do Curuzu. No ano passado, nesse mesmo período, foram registrados sete atendimentos. As ocorrências registradas foram por complicação de doença pré-existente, quedas, intoxicação por produtos químicos, agressão física e por arma branca.

Para garantir um atendimento de qualidade ao folião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) criou, além das escalas normais de plantão, mais 1.470 postos de trabalhos. São 680 profissionais envolvidos direta e indiretamente no trabalho, no período de 13 a 18. Esses profissionais, em sua maioria, estarão atuando, em regime de plantão, no HGE, Geral Roberto Santos, Hospital Geral Simões Filho, Menandro de Farias e nas unidades de emergência de Pirajá, Cajazeiras e Curuzu. Todas as ocorrências podem ser vistas em tempo real no Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval 2015, disponível no site da Sesab: http://www.saude.ba.gov.br

Nenhuma ocorrência epidemiológica foi detectada nesses dois primeiros dias de carnaval. A informação foi divulgada pelo coordenador do Centro de Vigilância nas Emergências de Saúde Pública (Cevesp), Ramon Saavedra. Foram feitos contatos com os nove Núcleos Regionais de Saúde e nada foi registrado. As equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e do Cevesp estão de plantão na Centro de Atenção à Saúde (CAS), na Avenida ACM.

Ações do Fique Sabendo

A partir das 18h começa o funcionamento do Posto do Fique Sabendo da Sesab, instalado na Avenida Ademar de Barros, proximidade do SAC móvel (Ondina). Até meia-noite, os foliões que quiserem podem realizar o teste rápido para detectar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs e aids), além da distribuição de camisinhas. Também em Porto Seguro os dois postos do Fique Sabendo vão funcionar no mesmo horário com as mesmas ações.

Faça uma doação de sangue

Hoje (13), até às 17h, 116 candidatos se cadastraram para doar sangue na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Foram coletadas 80 bolsas de sangue. No ano passado, no mesmo período de tempo, 102 candidatos compareceram para doar sangue e foram coletadas 79 bolsas de sangue.

A Hemoba, neste carnaval, funcionará nos seguintes dias e horários: amanhã (sábado), das 7h30 às 18h; domingo estará fechado; segunda e terça-feira das 7h30 às 18h30; na quarta-feira, a unidade funcionará das 13 às 18h30.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos.

Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 Ascom/Sesab
/carnaval/sexta-feira

Notícias relacionadas