Notícias /

Criada comissão para atuar na política de atenção às pessoas com doença falciforme

13/02/2015 21:44
anemia falciforma

Publicada hoje (13) no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria GM n. 158 que institui a Comissão de Assessoramento Técnico à Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme (CAT – Doença Falciforme), no âmbito do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados (Sinasan).

A comissão terá por finalidade contribuir e assessorar tecnicamente a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, na implementação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. Além disso, deverá acompanhar as ações e atividades da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no âmbito do Sistema Único de  Saúde (SUS), a fim de  contribuir com o aperfeiçoamento do gerenciamento de ações de tratamento e atenção à saúde dos pacientes sob responsabilidade do Sinasan.

Entre outros objetivos, deverá ainda propor a realização de ações e atividades para a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e sugerir documentos, notas técnicas, recomendações, manuais, protocolos, diretrizes, condutas e rotinas que dêem sustentabilidade, segurança e resolutividade ao desenvolvimento das ações de atenção às pessoas portadoras da doença.

Fonte: DOU
/falciforme/comissão