Plantão Integrado de garantia dos direitos da criança e do adolescente já está funcionando

13/02/2015 11:12
margareth menezes fundac

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), está atuando de forma intensiva na garantia dos direitos das crianças e adolescentes durante o Carnaval 2015.

Após o lançamento da Campanha “Fique de Olho. Denuncie a exploração sexual e o trabalho infantil”, no último dia 04, a SJDHDS, iniciou, nesta quinta de Carnaval, 12, as atividades do Observatório de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na mesma data, a partir das 18hs, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), iniciou também os trabalhos do Plantão Integrado, uma estrutura de atendimento composta dos diversos órgãos integrantes do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente.

“Dentre as atividades do Observatório, está o mapeamento das violações que crianças e adolescentes venham a ser vítimas durante o Carnaval. Isso vai nortear as ações dos órgãos envolvidos no desenvolvimento das políticas públicas para o segmento, na manutenção da cidadania e na proteção das crianças e adolescentes”, sinalizou Regina Affonso, Diretora Geral da Fundac, reiterando o compromisso da instituição com a garantia dos Direitos Humanos da população jovem em eventos de grande porte.

Plantão Integrado

Com funcionamento previsto para a partir das 18hs de ontem, o Plantão Integrado da Fundac está pronto para atender as demandas que envolvem violação de direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval de Salvador. Durante todos os dias da folia, equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Fundação Cidade Mãe (FCM), Conselho Tutelar, 1ª Vara da Infância e

Juventude e SJDHDS vão identificar e encaminhar casos que envolvam riscos ou qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes. “Nossos parceiros estão aptos para interferir quando forem identificadas situações de violência, maus tratos ou exploração de qualquer natureza cometidas contra crianças e adolescentes. O nosso maior objetivo é oferecer acolhimento e segurança aos jovens”, disse Fátima Rocha, Gerente Socioeducativa da FUNDAC e Coordenadora do Plantão Integrado. Segundo ela, os jovens e crianças atendidos serão identificados e encaminhados às famílias ou instituições adequadas.

O Observatório de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plantão Integrado, instalados na sede da Fundac, na Rua Pitangueiras, nº 26ª, Matatu de Brotas, próximo à estação do Metrô Brotas, funcionam à partir das 18hs de hoje até às 02hs.

De hoje, sexta, 13, até terça, 17, o funcionamento será das 08 às 02hs da madrugada. Na quarta, 18, o atendimento será das 08hs ao meio dia.

Fonte: Ascom Fundac
/carnaval/fundac