Secretário da Saúde da Bahia conclama novos profissionais a atuarem no Mais Médicos

20/02/2015 18:11
visita a catingal

No segundo dia de visita as unidades de saúde no interior da Bahia, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, este hoje (20) em Manoel Vitorino, município distante a 400 quilômetros da capital. Acompanhado da secretária municipal da saúde, Luana Lopes, Vilas-Boas conheceu o posto de saúde Carlindo Silva, localizado no distrito de Catingal, a 50 km de estrada de terra da sede, onde atuam duas equipes do Programa Mais Médicos, além de dentistas e agentes comunitários.

De acordo com Vilas-Boas, a saúde não pode ter fronteiras e este é um dos motivos do sucesso do programa Mais Médicos. “Ele foi fundamental para levar a presença do estado a regiões que não tinham capacidade de atrair profissionais e que hoje dispõem de médicos que prestam serviços de atenção básica à saúde”, destaca Vilas-Boas, lembrando ainda que há um novo chamamento. “Conclamo a comunidade médica da Bahia e do Brasil a participar do Programa, pois ainda restam 12 vagas para o estado”, diz.

Nova fase do Programa Mais Médicos

Para ampliar e otimizar o atendimento no interior do estado, o Programa Mais Médicos terá aumento de profissionais na Bahia. O edital da nova fase do Programa foi apresentado a prefeitos e secretários da saúde no final de janeiro e contempla a inscrição de médicos brasileiros, brasileiros graduados no exterior e estrangeiros, além dos prazos de adesão que os municípios devem obedecer.

Iniciado em agosto de 2013, o Programa Mais Médicos tem apresentado resultados positivos na Bahia. A cobertura da Atenção Básica, que era de 63,9% em outubro de 2013, atingiu a marca de 70,6% em dezembro de 2014. As equipes de saúde da família, que em outubro de 2013, eram 2899 chegaram a 3223 em setembro de 2014. Ao todo, 1320 médicos estão atuando no estado. O cronograma completo da nova fase do Programa e outras informações podem ser obtidos no site www.maismedicos.gov.br.

Na quinta-feira (19), o secretário visitou unidades hospitalares de Jequié, Ipiaú e Ibirataia, quando anunciou, entre outras melhorias, que a nova emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, será inaugurada no segundo semestre deste ano e que o novo tomógrafo também funcionará no mesmo período.

Ascom/Sesab