Notícias /

HEC sedia Curso de Ventilação Pulmonar Mecânica em Neonatologia e Pediatria

02/03/2015 16:16

O Hospital Estadual da Criança (HEC) sediará, quinta e sexta-feira (5 e 6), o Curso de Ventilação Pulmonar Mecânica em Neonatologia e Pediatria. O evento, a ser ministrado pela fisioterapeuta Cíntia Johnston e pelo neonatologista Werther Brunow de Carvalho, tem como público-alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes de graduação a partir do 6º semestre.

Para a coordenadora do setor de Fisioterapia do HEC, Karine Araújo Portugal de Santana, a realização de um curso dessa especialidade é uma oportunidade ímpar para capacitar os profissionais da área. “Esta será a segunda vez que Cíntia Johnston vem ao HEC ministrar um curso voltado para as áreas de Pediatria e Neonatologia. Sua presença aqui, agregada à presença do médico neonatologista Werther Brunow, vai permitir que os profissionais que vão fazer o curso troquem experiências e adquiram conhecimento direto da fonte, já que os palestrantes são grandes referências nacionais e internacionais e base de todo nosso acervo literário a respeito de Ventilação Mecânica em pediatria e neonatologia”, afirma.

O curso tem carga horária de 14 horas. Acontecerá no dia 5 de março das 14 horas às 20h30 e, no dia 6 de março, das 8 horas às 15 horas. Na programação estão inclusos assuntos como Mecânica Respiratória Avançada, Modos Ventilatórios Convencionais e Novos Modos, Características técnicas da VNI e Indicações de VPM em Neonatologia e Pediatria. Mais informações e inscrições através do e-mail metodo.itp@gmail.com e/ou dos telefones (75) 9135-3000 e (75) 9936-6168.

Palestrantes

Cintia Johnston é graduada pela Universidade FEEVALE do Rio Grande do Sul, especializada em Gestão e Saúde pela UNIFESP, Mestre em Ciências da Saúde/Neurociências pela PUC-RS, Doutora em Medicina Pediátrica/Saúde da Criança pela PUC-RS e Pós-doutoranda em Pediatria pela USP. Ela exerce as funções de coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança/Adolescente da UNIFESP, a coordenação dos Cursos de Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal da UNIFESP/EPM. Também é editora da Série Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela Editora Atheneu e atual presidente do Departamento de Fisioterapia da AMIB.

Werther Brunow de Carvalho é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especialista em Terapia Intensiva e Neonatologia, em Nutrição Parenteral e Enteral; professor titular em Terapia Intensiva, neonatologista do Instituto da Criança, e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de chefe da UTI do Hospital Santa Catarina.

Ascom do HEC
Hospital da Criança/curso

Notícias relacionadas