Notícias /

Hospital João Batista Caribé celebra aniversário e o mês da mulher

09/03/2015 22:09

Para celebrar o mês da mulher e os 36 anos do Hospital Geral João Batista Caribé (HGJBC), localizado no bairro de Coutos, em Salvador, uma programação educativa começou na unidade na tarde desta segunda-feira (9). A abertura do encontro comemorativo teve a participação da primeira- dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, além de profissionais da saúde.

O evento continua até sexta-feira (13). Até lá as palestras vão abordar temas como saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e orientações sobre a Rede Cegonha. Para o último dia, estão previstas atividades lúdicas voltadas para as mulheres, incluindo momento de beleza e música ao vivo.

Criado em 1979, “o hospital vem passando por transformações, apesar de sempre ter sido uma unidade muito útil e referência no Subúrbio [Ferroviário de Salvador]. Agora, deixa de ser hospital geral para voltar a atenção para a saúde da mulher”, informa a assistente social Marta Araújo, que trabalha no HGJBC há 22 anos. Com o foco do atendimento no parto, “a gente estende a atenção para o bebê e a família, uma vez que o parto é um evento familiar”, explica.

O hospital dispõe de 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal, intermediária, serviço social, serviços laboratoriais para exames – de urina, sangue e testes de HIV e sífilis. A unidade realiza parto, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens (raio X e ultrassom) e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.

“Estamos aproveitando o mês da mulher para intensificar nossas ações. Estamos cuidando da mãe e o filho. Queremos que as mulheres, principalmente as do subúrbio, sejam assistidas, tenham tratamento de excelência no pré-natal, parto e pós-parto”, afirma a diretora do hospital, Zenilda Monteiro.

Secom 
João Batista Caribe/36 anos

Notícias relacionadas