Balanço de atendimentos do HRJ totalizam mais de 100 mil em 2014

10/03/2015 14:46

Importante por prestar um serviço humanizado e integrado ao ensino e à pesquisa, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) vem contribuindo com grandes avanços para o sistema de saúde regional, contribuindo na qualidade dos serviços oferecida à população. Referência em atendimentos de urgência e emergência clínicas e cirúrgicas o HRJ realizou mais de 100 mil procedimentos em 2014.

Seguindo o protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco, os atendimentos realizados no Hospital Regional de Juazeiro são realizados priorizando os casos mais graves. A Classificação de Risco consiste na identificação científica do doente, de acordo com critérios clínicos para determinar em que ordem o paciente será atendido.

De acordo com a gravidade, os pacientes são classificados com as cores vermelha (Risco Altíssimo, Intervenção médica Imediata), amarelo (Urgência, demanda atendimento rápido), verde (Menor urgência, pode aguardar atendimento) e azul (Não urgência, o paciente pode ser atendido em Unidades Básicas de Saúde).

Durante o ano passado, a emergência do HRJ atendeu 38.300 pacientes. Disponibilizando enfermarias nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Vascular e Queimados, a unidade internou 2.156 pacientes. As cirurgias de emergência somaram 1.592 procedimentos e as eletivas 3.098.

O setor Bioimagem da unidade oferece exames como Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Tomografia, Raio-X, Espirometria, que totalizaram 37.179 procedimentos. De janeiro a novembro, foram realizados 30.333 atendimentos ambulatoriais nas especialidades de: cirurgia geral, vascular, plástica, proctológicas e urológica, além de atendimentos em neurologia, hematologia, cardiologia, gastroenterologia, infectologia, endocrinologia, pneumologia e realização de eletrocardiogramas.

O HRJ oferta serviços de assistência à saúde para a Rede Pernambuco – Bahia (PEBA), que abrange 53 municípios, com cerca de um milhão e 800 mil habitantes.

Ascom do HRJ
Juazeiro/balanço