Residência multiprofissional irá qualificar profissionais no Estado

13/03/2015 15:05

Capacitar e qualificar os profissionais de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento aos pacientes da Atenção Básica são os objetivos do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família, que vai oferecer 60 vagas, em 12 municípios.

O Seminário de Implantação do Programa ocorreu nesta sexta-feira (13), no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária, no Centro de Atenção à Saúde, em Salvador e reuniu representantes dos municípios que vão receber o curso, gestores da Atenção Básica, preceptores, professores e o subsecretário, Roberto Badaró, que destacou a importância da capacitação dos profissionais que atuam na base. “São eles que sabem a melhor conduta para os pacientes. Desde realizar os exames necessários no próprio município até sua transferência, quando for o caso”.

Ele também acrescentou que é importante essa multidisciplinaridade, “pois um atendimento integral, envolvendo as diversas áreas permite uma evolução mais rápida na melhora do paciente e reduz os índices de mortalidade”.

Realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o curso teve seu projeto pedagógico desenvolvido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), “voltado para a regionalização da saúde”, explicou a diretora da escola, Marcele Paim.

Ela destacou que os municípios, para receber o curso, que é certificado pela própria EESP, tem que atender alguns critérios como ter curso de medicina, mais de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ser, preferencialmente, sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS).

Para a representante do município de Guanambi, Paula Luisa de Melo Barros, o curso é um avanço na área da saúde, “pois vai proporcionar uma melhor capacitação dos profissionais e a melhoria na assistência”.

Além de Guanambi, também vão receber o curso os municípios de Itabuna, Barreiras, Jacobina, Vitória da Conquista, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Salvador, Teixeira de Freitas, São Francisco do Conde e Santo Antônio de Jesus.

Ascom Sesab
EESP/residência abertura