Notícias /

Maternidade Tsylla Balbino completou 56 anos de funcionamento

16/03/2015 18:21

Com uma média de 900 atendimentos e 300 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino (MTB) completou no dia 15 de março, 56 anos de funcionamento com serviços prestados às mulheres de Salvador e de outros municípios da Bahia. Referência na rede estadual para assistência obstétrica, a Tsylla Balbino foi a primeira unidade no estado e a segunda em todo o país a implantar o Método Canguru.

Fundada em março de 1959, pelo então governador Antônio Balbino, a Tsylla Balbino recebeu o nome da então primeira dama e está localizada na Baixa de Quintas. De acordo com a diretora da unidade, Rita Calfa Gramacho, na MTB 70% dos partos realizados na maternidade são normais, ocorrendo em posição vertical (procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde), e as enfermeiras obstetras atuam em parceria com os profissionais médicos. “A maternidade apresenta um baixo índice de infecção e mais de 98% das mulheres tem acompanhante de sua livre escolha”, acrescenta a diretora.

Na Tsylla Balbino as mulheres dispõem de serviço de pré-natal completo, composto de consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista e assistente social. “A equipe de fisioterapia também realiza um trabalho diferenciado na MTB, com um projeto voltado para a preparação do parto”, esclarece Rita Gramacho acrescentando que psicologia e odontologia preventiva para gestantes também fazem parte do atendimento às pacientes.

Ultrassonografia, Planejamento Familiar, Grupo de Gestantes, Atendimento Especial a gestantes adolescentes e assistência às pacientes para tratamento de miomas e endometriose são serviços oferecidos pela maternidade. Recentemente foram implantados o Programa de Atenção à Mulher em Situação de Violência e o Núcleo de Segurança do Paciente. Para os recém-nascidos, a maternidade realiza triagem neonatal oferecendo os testes do olhinho, orelhinha e pezinho com uma equipe especializada.

L.S./M.Tb.909-Ba
/mtb/aniversário

Notícias relacionadas