Notícias /

Hospital Martagão Gesteira comemora 50 anos

17/03/2015 19:31

Durante as comemorações do cinqüentenário do Hospital da Criança Martagão Gesteira, nesta terça-feira (17), em Salvador, foi instaurado o Conselho Internacional da Criança (Cria), Órgão Consultivo e de relacionamentos institucionais da Liga Álvaro Bahia com entidades nacionais e internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU).

Presente às comemorações, o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, que representou o secretário Fábio Vilas-Boas, explicou que, a partir da assinatura desse Memorando de Entendimentos que resultou no Cria, o hospital foi colocado em destaque “no Brasil e em outros países”.

Ele pontuou a importância desta unidade, cujo atendimento é todo realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Martagão é referência no atendimento infantil no Estado, além de ser pioneiro. Em Salvador esta é a única unidade que é voltada exclusivamente para o atendimento da criança. Outra unidade que temos é o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, porém mais recente”, destaca Badaró. Para ele, o grande desafio é ampliar a capacidade do hospital, o que será possível a partir deste Órgão Consultivo, que facilitará a captação de recursos para a unidade.

As comemorações ainda contaram com a apresentação da Orquestra Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

O Hospital

Fundado em 1965, o Hospital da Criança, como é chamado, foi o primeiro hospital pediátrico do Norte-Nordeste e o pioneiro nos mais importantes serviços de assistência voltados à criança. Hoje a instituição é referência na saúde infantil, reunindo mais de 20 especialidades voltadas para a criança. São mais de quinhentos atendimentos diários, com destaque para os tratamentos complexos, como Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, entre outros.

 

Ascom Sesab
Martagão/50 anos

Notícias relacionadas