Notícias /

Parceria com o Detran visa incentivar doação de órgãos

17/03/2015 21:11

Nesta terça-feira (17), a coordenação do Sistema Estadual de Transplante firmou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o objetivo de promover ações para conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos.  

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Moura, as atividades conjuntas vão contemplar as ações educacionais promovidas pelo órgão, as auto-escolas, clínicas credenciadas, site, além de todo material informativo do Detran, sejam aqueles voltados para os servidores do órgão ou para o público em geral. Todo o material terá a logomarca do Transplante.

Durante a reunião com o diretor do Detran, Maurício Bacellar, ficou acertado também que “todos os motoristas que forem tirar a carteira de habilitação pela primeira vez ou mesmo renová-la, vão receber um folder com informações relacionadas à doação de órgãos”.

Eraldo Moura explica que nesta parceria “a contrapartida da Coordenação será a realização de palestras e vídeo conferências”. Ele acrescenta que o Termo de Cooperação a ser assinado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e o Detran vai abranger todos o municípios em que o órgão atua.

O Sistema Estadual de Transplante já faz parcerias com diversas empresas no sentido de incentivar a doação de órgãos, pois atualmente 2.125 pessoas esperam na fila, sendo 1.100 para córnea, seguido de rim (925), fígado (67) e medula (33).

 

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas